Saúde do cão
Avaliação da saúde de seu cão.
Ainda que um exame geral deva ser feito por um veterinário, ter a capacidade de executar exames em seu cão é muito importante. Permite que você se familiarize com o corpo de seu cão, de modo que perceberá instantaneamente quando algo não está bem. A sessão regular de cuidados é um ótimo momento para fazer um exame nele. A atenção extra com o asseio é algo que ele apreciará e é uma boa oportunidade para passar um tempo com ele. Considere as dicas abaixo.
Pele e pulgas - comece procurando pele seca, caspa, pulgas e sujeira de pulgas. Para examinar a sujeira de pulgas, escove a pelagem do seu cão sobre um pedaço de papel branco ou de uma toalha velha de cor clara. Se você perceber pequenas manchas pretas, umedeça-as com uma gota de água ou lambuze com um chumaço de algodão úmido. Elas ficarão vermelhas se forem sujeira de pulga. As pulgas podem ser retiradas com um pente de dentes finos. Mergulhe o pente em uma vasilha de água com sabão; o sabão as prende e impede que saltem e a água as afoga. Se você perceber sinais de qualquer um desses problemas, consulte o veterinário. O veterinário pode aconselhá-lo sobre os melhores produtos ou tratamentos para cães.
À medida que você penteia ou escova seu cão, preste atenção às reações dele. Ele gosta da sensação de sua pelagem ser escovada ou se esquiva quando você toca em certos pontos? Examine a área à procura de feridas. Se você descobrir alguma área que pareça dolorosa, observe sua aparência. A protuberância é dura ou macia? Macia ou áspera? Passe esta informação para seu veterinário.
Olhos, orelhas e boca - os olhos devem estar brilhantes e claros, sem vermelhidão ou secreções. Olhos lacrimejando podem indicar problemas. Além de examinar as orelhas do cão (devem estar secas, sem secreções), examine também se exala algum cheiro. Pode parecer estranho, mas odor desagradável na orelha pode ser sinal de infecção oculta no canal auditivo. Quando estiver limpando os dentes do cão, examine a boca. As gengivas devem ser de um rosado saudável e não pálidas ou vermelhas.
Patas - finalmente, examine as patas de seu cão. As unhas precisam ser lixadas? Unhas longas podem se quebrar e dificultam a caminhada. Se ficarem muito longas, seu cão pode até mancar. Termine o exame com uma massagem relaxante. É uma boa maneira de fortalecer os vínculos entre você e seu cão.
Faça anotações de seus exames caseiros, de modo que você saiba o que é normal para seu cão. Observe-o se alimentando, dormindo, seus hábitos de evacuação, bem como os níveis de atividade. Observando diariamente sua saúde, você perceberá imediatamente se algo se alterou e esses registros podem ser valiosos para seu veterinário diagnosticar quaisquer problemas.
Conhecendo
um pouco mais
sobre a saúde
do seu cão
Veja o que se deve
e o que não se deve
fazer na alimentação
do seu cão
Dicas importantes
para seu animalzinho
ser mais feliz
Conheça as raças
e suas características
Veja quantos anos
seu cachorro tem!