PULGAS – INFESTAÇÃO E CONTROLE
Entenda um pouco sobre a infestação:
1.Uma infestação de pulgas começa quando: levamos nossos cãezinhos para os passeios na rua; quando cães de rua tem contato com nossos cães (grades de cercas não impedem a passagem das pulgas).
2. Dois dias após o cruzamento, elas põem os ovos. Estes ovos e as fezes das pulgas caem do cão ou gato diretamente no ambiente. Dois dias depois, os ovos se quebram, as larvas se alimentam das fezes das pulgas e se transformam em pupas ou casulos (forma de resistência no ambiente) . Em 7 dias, a pupa se transforma na pulga adulta e sai do seu casulo se perceber a presença de algum hospedeiro.
Todo este ciclo de reprodução dura em média 15 dias, mas a pupa pode ficar latente até um ano se não encontrar hospedeiro.
3. Assim, seu animal é, na maioria das vezes, apenas o hospedeiro com uma porcentagem muito pequena da população total de pupas. O ambiente deverá ser o principal alvo da ação de extermínio, dado a velocidade e facilidade da reprodução das pulgas.
4. Há mais de 2000 espécies de pulgas. Há espécies que preferem cachorros, outras gatos e outras seres humanos, mas atacam muitos tipos de hospedeiros na falta de um ideal. Algumas espécies provocam doenças.
Desinfestando o ambiente interno:
1. Aspire muito bem todo o ambiente revestido de tapetes e carpetes. O uso de aspirador de pó consegue eliminar metade dos ovos existentes.
2. Use produtos encontrados no mercado em forma de talcos antipulgas para eliminar as pulgas adultas. Utilize produtos que protejam também contra o desenvolvimento dos ovos e pupas (exemplo: Fronline plus)
3. Lave todos os objetos dos animais do tipo: cobertor, cama, travesseiro.
4. Lave também toda a roupa de cama da família.
5. Lembre-se de limpar todos os ambientes que os animais têm acesso.
6. Dependendo do nível de infestação do ambiente interno, apenas a dedetização funcionará (produtos para dedetização: Decaplus, K-Othine, Butox, na diluição de 20 ml para cada 3 litros de água para pulverização)
Desinfestando o ambiente externo:
1. Aplique no jardim e quintal produtos para dedetização contra pulgas .
2. Tenha plantas como a citronela em seu jardim, que afastam insetos do tipo das pulgas.
Desinfestando o animal:
1. Dê um banho com shampoo anti-pulgas e utilize produtos anti-pulgas tópicos de longa duração (Frontline; Max 3, Revolution, etc)
2. Observe que, mesmo depois de você desinfetar o ambiente e der o banho anti-pulgas junto com o uso de tópicos, se o seu animal ainda tiver pulgas e ele não estiver tendo contato com a rua, isto quer dizer que a sua casa ainda não está livre das pulgas.
3. Consulte o veterinário para ver se será necessário a vermifugação, já que há tipos de pulgas que também transmitem vermes.
Mantendo o ambiente livre das pulgas:
1. Evite o uso de carpete e tapetes em sua casa. Prefira piso tipo cerâmica.
2. Dê banhos anti-pulgas freqüentes em seus animais. Escove-os sempre, principalmente os de pêlos longos.
3. Passe sempre produtos de uso tópico de longa duração.
4. Lave com freqüência os objetos pessoais de seus animais: cobertor, cama etc.
5. Evite levar seus animais para passear em locais como parques e praças freqüentados por muitos outros cachorros.
6. Mantenha seu animal com o pêlo mais curto através de tosas mais constantes.
Procure sempre o veterinário para saber os produtos anti-pulgas mais adequados para seu animal. Lembre-se que eles variam na forma: talco, sprays, loções tópicas, coleiras, pó etc. De acordo com o tamanho, peso, raça de seu animal.
Todo o produto usado na limpeza do ambiente não deve ser tóxico aos animais. Leia sempre cuidadosamente as embalagens e siga as instruções. No caso de dedetização, informe-se adequadamente quanto tempo os animais terão que ser afastados do ambiente. Em caso de dúvida, consulte o veterinário.