Bem-estar para o seu Cão...

Bem estar - Policlínica Veterinária Mazzarollo
Muitas pessoas cuidam de cães, mas poucas cuidam BEM dos cães. Nosso intuito aqui é dar algumas dicas práticas sobre como cuidar BEM de um cão.

INTELIGÊNCIA E SENTIMENTOS

Cuidar BEM de um cão implica em, primeiramente, despir-se daquela idéia de que um cachorro é somente um cachorro e deve ser tratado como tal. Para princípio de conversa, cachorros são extremamente inteligentes e observadores

É muito difícil enganar um cachorro com o qual se convive, porque eles aprendem a "ler" as nossas intenções e a premeditar nossas ações. Qualquer pessoa que realmente convive com um cachorro deveria prestar atenção a este fato. E a conclusão que se pode tirar disto é uma só: cachorros, além de inteligência aguçada, têm SENTIMENTOS.

Eles ficam magoados quando são traídos, ficam tristes quando apanham, ficam felizes quando recebem carinho, ficam desconfiados quando vêem alguma coisa estranha, ficam furiosos quando alguém tenta atacar o seu dono.

FRIO, CALOR E DOR

Se você estiver convencido de que cachorros têm sentimentos e inteligência, é evidente que vai concordar que eles também sentem FRIO, CALOR e DOR, portanto, não deixe seu cachorro dormindo ao relento, no vento, na chuva, sem sequer um tapete ou um pano para protegê-lo. Principalmente no inverno. ELE SENTE FRIO!!! Arranje uma casinha, forre com um tapete e coloque alguns panos quentinhos lá dentro. Eles gostam de fazer um "ninho" com os panos, e se aquecem com isto. Quanto mais curto for o pelo do cachorro, mais frio ele sente.

Da mesma forma, não deixe seu cachorro no sol sem opção de ir para a sombra. Não coloque a sua casinha diretamente no sol de verão. ELE SENTE CALOR!!! Quanto maior o cachorro, mais calor ele sentirá. Cachorros grandes podem ter inclusive quedas de pressão e desmaios quando estiver muito calor. Não brinque ou corra, nem leve o seu cachorro para fazer exercícios extenuantes em pleno calor de verão. Ele pode desmaiar.

Cachorros têm uma tolerância muito maior do que a nossa para a dor. Assim, se você ouvir um cachorro ganir de dor, tenha certeza de que está doendo muito. Ao mesmo tempo, não faça nada que possa trazer dor ao seu cão, porque ele só reclamará quando não agüentar mais. Coleiras muito apertadas, unhas cortadas muito rentes, feridas abertas, tudo isto causa dor. Trate o cachorro como trataria a si mesmo.

FOME E SEDE

Não há nada pior neste mundo do que sentir fome ou sede. Alimente o seu cachorro corretamente: filhotes até 8 meses devem ser alimentados 3 a 4 vezes por dia. Acima de 8 meses, passe para 2 vezes por dia. Nunca dê menos de 2 refeições por dia. Da mesma forma, cachorros com sede ficam com problemas renais graves. Eles (assim como todos os animais, inclusive nós) adoram água limpa. Só em último caso eles tomam água suja. Portanto, mantenha uma vasilha grande e com água sempre limpa para o seu cão. Troque a água várias vezes ao dia, mesmo que ela pareça limpa.

DESVERMINAÇÃO PERIÓDICA:

A desverminação regular é necessária e obrigatória para a boa saúde do animal. Animais criados em ambientes mais limpos levam mais tempo para desenvolver vermes. Cães que ficam em ambientes isolados, pátios isolados por exemplo, e só comendo ração, podem ser desverminados a cada 12meses, por outro lado, cães que são levados para passear regularmente precisam ser desverminados a cada 3 ou 4 meses. Sempre administre os comprimidos de vermífugo conforme o peso do cachorro. Os vermífugos só existem nas apresentações em comprimidos, pasta ou líquido, nunca em apresentação injetável.

Como usar os vermífugos em comprimidos:

  • Compre a quantidade correta de comprimidos conforme o peso do seu animal. A apresentação mais comum é um comprimido para cada 10 kg de peso, mas existem comprimidos únicos para 2,5, 5 e 30 kg.
  • Anote a data e faça com que o cachorro engula TODOS os comprimidos. Para isto, vale tudo: misturar numa carne, quebrar os comprimidos e colocar dentro de pedaços de salsicha, etc.
  • Dentro de 15 dias, repita a dose, a fim de eliminar os vermes novos que estavam na fase de ovos quando foi administrada a primeira dose.
  • Recomendamos uma dose de vermífugos a cada 30 dias para filhotes até 5 meses de idade e uma dose anual para cães adultos.
  • Se você tiver mais do que um animal em casa, faça a vermifugação simultaneamente em todos eles.

ESPAÇO PARA CORRER

 Manter um cão em canil o tempo inteiro é uma das maiores agressões que se pode cometer com ele. Ele ficará doente, agressivo e muito triste. Cachorros precisam de liberdade de movimentos para não ficarem estressados.

Saúde - Policlínica Veterinária Mazzarollo Alimentação - Policlínica Veterinária Mazzarollo Bem estar - Policlínica Veterinária Mazzarollo Mais sobre raças - Policlínica Veterinária Mazzarollo Idade - Policlínica Veterinária Mazzarollo

 

Conhecendo
um pouco mais
sobre a saúde
do seu cão
 
Veja o que se deve
e o que não se deve
fazer na alimentação
do seu cão
 
Dicas importantes
para seu animalzinho
ser mais feliz
 
Conheça as raças
e suas características
 
Veja quantos anos
seu cachorro tem!