Carrapatos – Prevenção e Controle
Se você costuma levar seu cão para passeios em parques, gramados de passeios de rua, gramados de condomínios ou áreas rurais, observe atentamente para a possibilidade de ele ter sido
Atacado por um ou mais carrapatos, pois estes parasitas são comuns nestes locais.
É importante evitar a presença de carrapatos, pois estes são transmissores de doenças graves tanto para os cães como para pessoas.
PULGAS – INFESTAÇÃO E CONTROLE
Entenda um pouco sobre a infestação:
1.Uma infestação de pulgas começa quando: levamos nossos cãezinhos para os passeios na rua; quando cães de rua tem contato com nossos cães (grades de cercas não impedem a passagem das pulgas).
2. Dois dias após o cruzamento, elas põem os ovos. Estes ovos e as fezes das pulgas caem do cão ou gato diretamente no ambiente. Dois dias depois, os ovos se quebram, as larvas se alimentam das fezes das pulgas e se transformam em pupas ou casulos (forma de resistência no ambiente) . Em 7 dias, a pupa se transforma na pulga adulta e sai do seu casulo se perceber a presença de algum hospedeiro.
Todo este ciclo de reprodução dura em média 15 dias, mas a pupa pode ficar latente até um ano se não encontrar hospedeiro.
3. Assim, seu animal é, na maioria das vezes, apenas o hospedeiro com uma porcentagem muito pequena da população total de pupas. O ambiente deverá ser o principal alvo da ação de extermínio, dado a velocidade e facilidade da reprodução das pulgas.
4. Há mais de 2000 espécies de pulgas. Há espécies que preferem cachorros, outras gatos e outras seres humanos, mas atacam muitos tipos de hospedeiros na falta de um ideal. Algumas espécies provocam doenças.
MANUAL DO FILHOTE
Filhotes são seres vivos, frágeis, sentem dor, manifestam sentimentos, podem e devem ser educados, comportam-se de acordo com o tratamento que recebem das pessoas com quem convivem, necessitando de um ambiente adequado. Têm necessidades fisiológicas (defecam e urinam), assim como exalam odor característico da espécie.
Saúde Oral dos Animais
Seu cão ou gato tem uma boa saúde oral? Perguntamos isso porque o cálculo dentário, também chamado de tártaro, é uma doença silenciosa e muitas vezes os donos não percebem a quantidade de cálculo que se acumula nos dentes de cães e gatos e também não têm idéia da quantidade de problemas de saúde que podem ser causados pela presença da doença periodontal e, às vezes, por medo da anestesia, decidem não fazer o tratamento adequado.
Motivos Para Castrar Seu Animal...
A ovariohisterectomia
castração das fêmeas
- Elimina o risco de câncer uterino e de ovário
- Previne uma gestação indesejada
- Se castrada antes do primeiro cio, a cadela tem menos de 1% de desenvolver câncer de mama. Se ela for castrada após o primeiro cio, ela tem 8% de chance de desenvolver câncer de mama. Após dois cios, o risco de desenvolver câncer de mama aumenta para 26%.
- Cães com diabetes ou epilepsia devem ser castrados, pois as mudanças hormonais interferem com a medicação.
- Algumas doenças de pele são melhor controladas se os animais forem castrados.
Castração de Animais...
MITOS E VERDADES
- A castração é o melhor método de controle populacional, pois evita que ninhadas indesejáveis sejam abandonadas
- Evita o sacrifício de animais capturados pela carrocinha
- Evita os riscos de efeitos de drogas anticoncepcionais (4 em cada 10 cadelas que receberam ou recebem aplicações de hormônios injetáveis apresentarão tumores de mama ou infecção de útero)
Doença Dental nos Cães e Gatos
A doença periodontal (doenças da gengiva), é um dos problemas de saúde mais comuns em animais de companhia, principalmente nas raças de pequeno e médio porte. Estima-se que 80% dos cães e 70% dos gatos com mais de 3 anos de idade tenham algum nível de doença periodontal. Assim, um animal que não tenha uma boa saúde bucal terá sua saúde geral comprometida, o que significa menos anos de vida.