Alimentação - Gatos 

Alimentação Gatos - Policlínica Veterinária Mazzarollo


O gato é uma criatura carnívora, feita para comer carne, mas isso não quer dizer que eles não gostem ou não precisem de alguns vegetais em sua dieta.

Um ingrediente essencial na alimentação dos gatos são as proteínas, que são constituídas por aminoácidos, entre as quais a taurina, que é muito importante para evitar problemas visuais e cardíacos nos felinos. As proteínas devem constituir no mínimo 25 % da dieta de um gato adulto e de 35 a 40 % de um gato filhote.

Além das proteínas os gatos precisam de gordura, uma fonte importante de calorias, em especial quando os animais se tornam idosos. As gorduras devem constituir de 15 a 40 % da alimentação.

Os minerais são essenciais para manter as funções vitais do gato. Ao fornecer uma dieta bem balanceada, com uma ração de boa qualidade, é pouco provável que ocorra deficiência de minerais. O mesmo ocorre com relação as vitaminas, tornando desnecessários suplementos vitamínicos para gatos saudáveis, a menos que este seja recomendado por um veterinário.

Água fresca deve estar sempre disponível. Fique atento para a quantidade de água que seu amigo está ingerindo. Os gatos podem ter problemas urinários se não consumirem um volume suficiente de água. Por outro lado, ingerir água em excesso pode ser sinal de algumas doenças como diabetes, por exemplo. Caso ocorra mudanças no padrão de ingestão de água, procure um médico veterinário.

É muito importante o controle do peso, pois gatos obesos estão mais propensos a osteoartrite, doenças cardíacas ou diabetes. Desse modo, se o seu gato está engordando não dê a ele outros alimentos como petiscos entre as refeições e procure seguir a quantidade diária de ração recomendada pelo fabricante. Essa informação pode ser encontrada nos pacotes de rações onde teremos a quantidade indicada para o peso ou idade do gato em questão.

Existem três métodos básicos de se alimentar um animal de companhia: por consumo livre, onde o pote de comida fica sempre cheio e o animal livre para decidir quando e quanto ingerir; por tempo controlado, onde o alimento é oferecido em horários pré-determinados e o sistema por quantidade controlada, onde o proprietário define previamente a quantidade a ser oferecida e a fraciona a quantidade diária em duas ou três refeições. No caso dos gatos eles preferem a comida fresca, então é melhor oferecer pequenas porções de alimento com frequência do que deixar a vasilha cheia para que ele coma durante o dia inteiro.